Shirley.comtudo
Open Panel
ALE-RR

Aprovada em Gestão Indígena, aluna da Escola do Legislativo busca conhecer suas origens

shirleycontudo

L89A0385

Josinara Pinho precisou interromper os estudos em 2005 para cuidar dos filhos, mas com ajuda da Escola do Legislativo voltou às aulas e realizou o sonho de passar no vestibular

Aprovada em Gestão Indígena, aluna da Escola do Legislativo busca conhecer suas origens

Em menos de um ano, a recepcionista Josinara Pinho, de 32 anos, viu sua história mudar por meio dos estudos, com ajuda da Escola do Legislativo Cursos Preparatórios. Depois de 15 anos longe da sala de aula, período dedicado à família, em 2019 ela decidiu buscar novas oportunidades.

Nascida na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, filha e neta de índios, foi aprovada no vestibular para o curso de Gestão Territorial Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Ao fazer a matrícula, ela pontuou que terá a chance de conhecer ainda mais a respeito da cultura dos povos indígenas da região.

“Estou ansiosa para conhecer meus novos amigos, ver como vai ser esse ano. Que venha logo março, quando vão iniciar as aulas. Foi difícil, eu estava passando por uma situação bem complicada, muitas pessoas não sabem da minha luta, mas eu busquei, fui atrás do sonho que está só começando”, disse empolgada.

Depois de passar por um turbilhão de emoções que a deixaram abalada e a ponto de pensar em desistir, Josinara encontrou nos estudos a chance de se reerguer. Matriculada no preparatório para vestibular ofertado gratuitamente pela Escola do Legislativo, ela frisou que o apoio da instituição proporcionou mais do que o estudo. Para ela, o incentivo dos professores foi essencial nesta jornada.

Foi então que a aprovação chegou. Bateu o nervosismo na hora da matrícula, e só então a ficha caiu: agora a Universidade Federal de Roraima (UFRR) será a nova “casa” de Josinara. “Quando eu assinei o papelzinho e o rapaz falou: vai ao laboratório e faz o seu cadastro para poder ver os seus dias de aula, sala e tudo. Eu falei, agora sim, eu estou aqui, vou estudar e veio só o sentimento de gratidão”, contou emocionada.

Assim como ela, outros estudantes buscaram na Escola do Legislativo um lugar de preparação para alcançar as metas traçadas. Segundo a diretora da unidade, Cristina Mello, o desempenho dos alunos, somado a excelência do ensino, é a fórmula certa para o sucesso.

“A proposta é atender a comunidade, e principalmente, ajudar a alcançar a conquista. Os professores realmente acompanham os alunos, e hoje estamos aí com diversos alunos nossos aprovados no vestibular e que conquistaram lugar no mercado de trabalho”, destacou a diretora.

Além do pré-vestibular, na unidade Josinara aproveitou para se qualificar por meio dos diversos cursos ofertados pela instituição de ensino, entre eles, o de técnicas para recepcionista, o que ajudou na conquista do emprego na Clínica Especializada Coronel Mota. 

(Fonte: SupCom ALE-RR)

Postagens Anteriores

folha