Shirley.comtudo
Open Panel
ALE-RR

DSEI Leste, está realizando uma capacitação para aplicação de um plano de prevenção ao coronavírus nas comunidades indígenas

shirleycontudo

Raposa Serra do Sol Atendimento médico Fotos Priscilla Torres 052

Várias medidas protetivas estão sendo utilizadas

DSEI Leste, está realizando uma capacitação para aplicação de um plano de prevenção ao coronavírus nas comunidades indígenas

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste, está realizando uma capacitação para aplicação de um plano de prevenção ao coronavírus nas comunidades indígenas. A ação é voltada para a equipe técnica de saúde, composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Serão realizados dentro da instituição cursos ministrados pela própria equipe de profissionais da área da saúde aos demais colaboradores, com o objetivo de preparar e conscientizar esses profissionais durante sua atuação em campo nas comunidades indígenas da região.

A assistente administrativa Jozianha Albuquerque, que está participando da elaboração do Plano, explica que entre as principais ações do DSEI está a capacitação dos profissionais, para que possam estar orientando a população indígena a respeito dos cuidados necessários para prevenção da doença infecciosa.

“A preocupação inicial do DSEI em relação a prevenção ao coronavírus é a fronteira, como é aberta a passagem pela fronteira Brasil, Venezuela sem fiscalização, os nossos indígenas ficam muito vulneráveis. E não somente os indígenas, mas nossa equipe de médicos, técnicos e enfermeiros que atuam nas áreas também ficam expostos a contaminação”, ressaltou.

Jozianha frisa ainda que a capacitação da equipe técnica atende aos critérios que tem sido exigidos pelo Ministério da Saúde, que já está trabalhando a aplicação de um plano de contingenciamento para todo o país.

“O nosso plano de ação para o contingenciamento é capacitar primeiro os profissionais da ponta, que são os nossos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham diretamente nas comunidades, para que haja uma orientação sobre como trabalhar este plano para a população indígena”, reforçou.

Para esse trabalho de capacitação inicial, o DSEI conta com a ajuda profissional do enfermeiro Paulo César, que é responsável pelo Núcleo 2 de atuação no Distrito.

Paulo explica que é necessário um acompanhamento profissional mediando palestras de educação de saúde, para que tanto a equipe profissional do DSEI como a população possa ter acesso a informação sobre as medidas para a prevenção do coronavírus. 

“Entre as medidas protetivas utilizadas estão o uso de máscaras cirúrgicas, a higienização das mãos com álcool 70%, é importante destacar que não é qualquer álcool que serve para higienização. Além dessas medidas vamos estar fazendo um trabalho de educação de saúde com palestras de orientação sobre o assunto, para que a população se previna não somente do coronavírus como de outras patologias”, enfatizou o enfermeiro. 

Sobre qualquer caso de suspeita do coronavírus, o DSEI orienta que o paciente deve ser encaminhado ao município de Boa Vista, pois o atendimento da equipe é somente primária, ou seja de orientação e proteção.

Postagens Anteriores

folha