Morîpenan
Open Panel
Shirley

I Conferência Nacional da Mulher Advogada

Michele Rizzo

A advocacia brasileira passa por um momento histórico, será realizada a I Conferência Nacional das Mulheres Advogadas em Maceió, nos dias 21 e 22 de maio. A atual gestão do Conselho Federal da OAB criou a Comissão Nacional da Mulher Advogada, presidida pela Dra. Fernanda Marinela, e tem avançado no Plano de Ação da pauta feminina, sendo uma das conquistas a aprovação por unanimidade pelo pleno do CFOAB da cota de 30% para mulheres, que estará valendo para as próximas eleições da OAB que acontecerá em novembro desse ano.

Diante desse contexto histórico que passa a advocacia feminina, em Roraima um grupo de advogadas iniciou o movimento #maismulheresnaoab, tendo uma das coordenadoras a advogada militante da causa Michele Rizzo que diz da importância das advogadas estarem sensibilizadas quanto a  pauta feminina e mobilizadas para participarem da próxima eleição da OAB. “Uma OAB com advogadas sensibilizadas em relação às causas da mulher resulta em uma sociedade com mulheres mais fortes e amparadas”.

O movimento #maismulheresnaoab pretende reunir toda a advocacia feminina roraimense, sendo que já fez seis reuniões em diferentes restaurantes da cidade, sempre por adesão. Reúne cerca de 50 advogadas a cada encontro entre antigas e novatas que estão aderindo gradativamente. Na oportunidade, são apresentados os objetivos e pautas do movimento.

O objetivo principal é incentivar as advogadas para participarem da Conferência Nacional e também sensibilizá-las quanto a importância de participarem da política de Ordem. Dentre as pautas está a abertura de um diálogo institucional com o Poder Judiciário, de forma que possa discutir uma humanização das estruturas judiciária.