Professora, casada com o deputado Flamairon Portela, ex-Governador de Roraima; se destacou como Primeira Dama do Estado, cirando os principais Projetos sociais do Estado, entre os quais: Vale Alimentação (hoje crédito social) e o Alô Mamãe (que acompanhava da gestação ao parto, registrava e doava leite por 6 meses). Eleita deputada federal se destacou como autora da Lei da Aposentadoria para donas de casa. Também como parlamentar foi autora dos Projetos que destina 10% do PIB para a Educação e do que eleva de 30,50 para 50% os desmatamentos em áreas produtivas. É responsável pela instalação dos Institutos Federais, Amajari, Zona Leste Boa Vista e Bonfim. Atual senadora da República é cotadíssima para disputar o Governo do Estado.
Aurelina Medeiros é Médica Veterinária, especialista em Planejamento Agrícola e Mestra em Sociologia do Desenvolvimento. Foi Secretária de Agricultura, Presidente do Instituto de Terras de Roraima (Iteraima) e teve grande atuação na transferência de terras da União para o Estado. Como parlamentar é conhecida pela forte atuação na agricultura e na elaboração de projetos de cargos e salários para servidores públicos. Está no quarto mandato de deputada estadual. Atualmente é Vice Presidente da Assembléia Legislativa de Roraima e atua nas comissões de Constituição e Justiça, Ética Parlamentar, de Terras e Colonização e Assuntos Indígenas, de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente, do Idoso e de Ação Social.
Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba, é mestre em Engenharia Geotécnica e Transportes pela mesma Instituição e Doutora em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem vasta experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânicas dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: sucção, solos lateríticos, engenharia geotécnica, solos não saturados e solos residuais tropicais. Foi Vice-reitora e Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFRR de 2004 a 2012. Na área de gestão institucional coordenou a elaboração do Projeto Pedagógico Institucional da UFRR e do Plano de Desenvolvimento Institucional e atualmente é a Reitora da Universidade Federal de Roraima.
Joênia Batista, indígena Wapixana da Comunidade Truarú, é advogada formada na UFRR e Mestre em Indigenous Peoples Law and Policy Program pela University of Arizona -USA. Assessora Jurídica do CIR, ela atuou em várias outras Entidades de defesa dos direitos indígenas. Foi Conselheira Núcleo Insikiran/UFRR; do Conselho Nacional de Biodiversidade; da Funai, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social; do Fundo Brasil de Direitos Humanos, entre outros. Possui vários prêmios nacionais e internacionais, inclusive a indicação na seleção de 1000 mulheres para o Prêmio Nobel da Paz. Joênia, possui curso de Português Avançado, Inglês e Espanhol e é atualmente, presidente da Comissão Nacional de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas do Conselho Federal da OAB.
A economista Luiza Perin, é considerada a mulher mais poderosa do Estado na área empresarial. Uma das pioneiras nesse setor, ela tem servido inclusive de referência para outras mulheres locais, que como ela optaram pela iniciativa privada e estão tocando negócios próprios. Diretora do Grupo Perin, ela é o braço direito do marido Vitor Perin, na administração das 13 lojas do Grupo nos mais variados ramos, somente nas Lojas Perin e Rei dos Colchões, são 9 lojas espalhadas na cidade. Além disso, há também a Perin Design, Todeschini, Morata, Perin Locadora, Perin Semi-novos e Perin Veículos (autorizada da Volkswagen). Luiza é simples, chique, acessível e altamente religiosa, devota fervorosa de Nossa Senhora de Nazaré.
A atuante Magnólia Rocha é um dos nomes mais conhecidos na área social em Roraima por ter sido a fundadora da Liga Roraimense de Combate ao Câncer, Entidade filiada a Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer, a qual preside. Ela é médica, formada pela UFPA, Especialista em Ginecologia, Citopatologia, Administração Hospitalar e Medicina do Trabalho. Dra. Magnólia atuou como membro da Câmara Judicante e da Comissão de Assuntos Políticos /CRM-RR; Membro dos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde de Boa Vista e do Estado de Roraima.É responsável Técnica dos Serviços Ginecologia e Citopatologia da Clínica São Luiz e Liga Roraimense de Combate ao Câncer – LRCC
Juíza de Direito Titular do Juizado Especializado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Maria Aparecida Cury, tomou posse como Juíza Substituta do Estado de Roraima em 2001 e desde então atuou nas 1ª e 5ª Varas Criminais da Comarca de Boa Vista. Foi promovida por merecimento em 2002, ao cargo de Juíza Titular da Comarca de Rorainópolis, onde permaneceu durante cinco anos. De 2007 a 2009, foi titular ainda das Comarcas de Mucajaí e Alto Alegre e assumiu a titularidade da 1ª Vara Criminal (Tribunal do Júri) em Boa Vista. Tida como "linha dura", é temida pelos réus e admirada pela classe jurídica, por sua conduta escorreita e a imparcialidade na aplicação da Lei.
Shéridan de Anchieta, nasceu em Boa Vista. Estudou Jornalismo em Recife/PE. Trabalhou na Folha de Boa Vista em 2004 e em 2008 assumiu a titularidade da Secretaria Extraordinária da Promoção Humana e Desenvolvimento, responsável pelas principais ações sociais do Governo de Roraima. É psicóloga e idealizadora de programas de alcance popular como: Mutirões da Cidadania, Semana Estadual da Mulher, Encontro de Mulheres Rurais, entre outros. Implantou a Rede Viva - com o Viva Comunidade, Viva Criança, Viva Melhor Idade e o Viva Juventude. Em 2012 recebeu o Prêmio Destaque Nacional de Desenvolvimento Sustentável e de Responsabilidade Socioambiental, concedido pelo Instituto Biosfera, que reconheceu o Viva Comunidade pelo excelente nível técnico do Centro. É tida como a Primeira Dama, de maior influência no Governo de Roraima em todos os tempos.
A roraimense Tânia Maria Vasconcelos Dias de Souza Cruz é formada em Direito e foi promotora de Justiça do Estado do Amazonas no período de 1988 a 1991. Entrou para a magistratura em 1991 e tornou-se Juíza Titular da Comarca de Caracaraí/RR, onde trabalhou de 1991 a 1993. Foi juíza da 1ª. Vara Cível de Família da Comarca de Boa Vista/RR; da 3ª Vara Cível de Registro Público; juíza titular do 1º Juizado Especial Cível e Criminal Nomeada juíza TRE; Diretora do Fórum Sobral Pinto; Presidente da Associação dos Magistrados de Roraima; Coordenadora do Programa Justiça Especial Volante; Membro da Turma Recursal do Estado de Roraima, acumulando também a função de Coordenadora dos Núcleos de Atendimento e Conciliação da Comarca de Boa Vista. Em 2010 foi escolhida Desembargadora pelo critério Merecimento, presidiu o Tribunal Regional Eleitoral e atualmente é a presidente do Tribunal de Justiça de Roraima.
Quando surgiu o jornal Folha de Boa Vista, há 30 anos atrás, Paula Cruz, ainda estava na Alfabetização.Começou a freqüentar a Folha, ainda criancinha acompanhando seus pais (Nazaré e Getulio Cruz) e não demorou muito pra começar a trabalhar de verdade, primeiro como secretária da gerência, depois como secretária do Departamento comercial. Aos 17 anos, foi oficialmente emancipada para poder assumir a Direção do Departamento Comercial da Folha, paralelamente, formou-se em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela UFRR, cursou duas pós-graduações, (em Marketing e Gestão de Projetos), titulou-se Mestre em Administração e foi professora universitária durante 7 anos. Em 2006 assumiu a Direção Geral no maior Grupo de Comunicação de Roraima, o Grupo Folha, (composto pelo Jornal Folha de Boa Vista, a Radio Folha AM 1020, Folha Web e a revista Quero Mais) e administra a Papel Jornal, única Papelaria Temática do Estado.