Shirley.comtudo
Open Panel
Shirley

O Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR) realizou, nesta quarta-feira (10), a Sessão Solene Extraordinária de aposentadoria do desembargador Jefferson Fernandes da Silva.

A solenidade, repleta de depoimentos emocionantes, foi transmitida, ao vivo, pelo canal do TJRR no YouTube.

O Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR) realizou, nesta quarta-feira (10), a Sessão Solene Extraordinária de aposentadoria do desembargador Jefferson Fernandes da Silva.

A solenidade, realizada de forma remota em razão do agravamento da pandemia e das medidas adotadas pelo Tribunal para conter o avanço da Covid-19 no Estado, foi transmitida, ao vivo, pelo canal do TJRR no Youtube.

Estavam presentes, virtualmente, o presidente, desembargador Cristóvão Suter, o vice-presidente, desembargador Jésus Nascimento, a corregedora-geral de Justiça, desembargadora Tânia Vasconcelos, o ouvidor-geral de Justiça, desembargador Ricardo Oliveira, a diretora da Escola do Poder Judiciário, desembargadora Elaine Bianchi, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desembargador Leonardo Cupello, o vice-presidente do TRE-RR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, o desembargador Almiro Padilha, os juízes convocados, Fernando Mallet e Antônio Martins, e a presidente da Associação dos Magistrados de Roraima, juíza Lana Leitão.

Também acompanharam a solenidade o governador, Antonio Denarium, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio, o procurador de Justiça, Sales Eurico Melgarejo Freitas, representando a procuradora geral de Justiça, Janaína Carneiro Costa, o defensor-público geral do Estado, Stélio Dener de Souza Cruz, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Roraima (OAB-RR), Ednado Vidal e a procuradora do município, Marcela Medeiros, representando o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique.



Após a abertura da Sessão pelo desembargador Cristóvão Suter, a juíza Lana Leitão, que preside a AMARR, registrou seu apreço e sua admiração pelo homenageado, que segundo ela é exemplo de humildade, e desejou que o magistrado, recém aposentado, usufrua do tempo na companhia dos familiares.

O defensor-público geral do Estado, Stélio Dener de Souza Cruz e o presidente da OAB-RR, Ednado Vidal, se pronunciaram em seguida, parabenizando o desembargador pela carreira brilhante.

Em seu discurso, o presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Suter, destacou o grande conhecimento jurídico, o sentimento de justiça e a intuição humana do homenageado.

“O desembargador Jefferson sempre buscou a conciliação, mesmo em situações difíceis. Amigo e conselheiro, atento às necessidades individuais e coletivas, participou da construção de soluções nesse Tribunal. Desejo-lhe o bem e muitas felicidades nessa nova etapa de sua vida”.

O magistrado recebeu ainda homenagens de amigos, assessores e familiares, como a mãe, Zenaide Fernandes da Silva, que, em um curto vídeo, expressou sua alegria em, agora, tê-lo por perto, de volta à Bahia. “Agradeço a Deus por ter guardado meu filho durante sua trajetória”.

Esposa, filhos, netos, irmãos e sobrinhos fizeram questão de salientar a simplicidade e a grandeza do homenageado, que segundo uma de suas irmãs, Dorinny Graciella Fernandes Bahia e Silva, foram herdadas do pai, já falecido.

Uma placa de menção honrosa foi apresentada, por meio de vídeo, ao  desembargador Jefferson Fernandes, em agradecimento pelos anos dedicados à magistratura roraimense, pelo ser humano generoso e companheiro. Um reconhecimento pela postura firme e impoluta ao julgar e pela notável biografia. O material será posteriormente enviado de forma física ao homenageado.

Visivelmente emocionado, ele agradeceu. “Eu não esperava por isso. Não me considero merecedor de tanta generosidade mas, aceito”.

Sem discurso pronto, ele se dirigiu a cada um dos desembargadores presentes, relembrando momentos marcantes e agradecendo a todos pelo companheirismo e pela amizade.

“Em uma das minhas maiores crises emocionais, o desembargador Almiro, então na presidência do TRE-RR, me acolheu, com gentileza, me aconselhou e me convenceu a não desistir, quando quis renunciar. E aqui estou, me aposentando”, relembrou.

Ao final, deixou sua gratidão em forma de cântico, surpreendendo e emocionando a todos.

Foi uma das solenidades mais bonitas que eu já vi e tive a honra de presidir”, disse o presidente do TJRR.

Biografia

Jefferson Fernandes da Silva, filho de Gerson Gomes da Silva e Zenaide Fernandes da Silva, nasceu no dia 23 de outubro de 1960, em Feira de Santana - BA.  

Graduado em Direito pela Universidade Católica de Salvador, em 1987, começou a trabalhar cedo. Sempre estudioso, passou em alguns concursos públicos antes da magistratura, em Feira de Santana-BA. Foi professor concursado, nível secundário de Noções de Direito, funcionário de carreira do Banco do Brasil e atuou no Núcleo Jurídico do Banco do Brasil.

Casado com Jardelina Macedo da Luz Fernandes e pai de Felipe Macedo da Luz e Silva, Vanessa Macedo Caldas e Rebeca Macedo da Luz Fernandes, o desembargador sempre foi exemplo de determinação para sua família.

No dia 30 de novembro de 1993, ingressou na magistratura como juiz substituto do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, por meio de concurso público.

No dia 24 de abril de 1996 foi promovido juiz de direito da comarca de São Luiz do Anauá, desde então atuou em diversas Varas e comarcas.

Foi juiz eleitoral na 2ª Zona Eleitoral do mesmo município, juiz de direito titular da 4ª Vara Criminal da comarca de Boa Vista, juiz de direito titular do Juizado Especializado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Boa Vista, juiz diretor do Fórum Advogado Sobral Pinto e juiz de direito titular do Juizado Especial da Fazenda Pública.

No dia 3 de março de 2016, foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Roraima. Foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, biênio 2019/2021, compôs as Câmaras reunidas, a Cível, a Comissão Eleitoral responsável pelas eleições para os cargos de presidente e vice-presidente do TJRR, além da Comissão Avaliadora do Programa de Gestão de Qualidade da Prestação Jurisdicional – QUALIJUS, e presidiu o Comitê Gestor de Priorização e Orçamento de Primeiro Grau