Shirley.comtudo
Open Panel
Shirley

: Estácio realiza Mostra de Alimentos com produtos regionais na terça-feira, 22

Esta é a terceira edição da Mostra de Tecnologia de Alimentos

Acadêmicos de Nutrição e Farmácia da Estácio da Amazônia participam, na terça (22) da 3ª edição da Mostra de Tecnologia de Alimentos onde demonstram na prática o que aprenderam no decorrer do semestre em sala de aula. O ponto principal da atividade é que os alunos tiveram que desenvolver produtos alimentícios com obrigação de incluir algum produto regional na receita.

Ao todo, 73 alunos estão participando da atividade e, dos grupos, serão lançados 10 produtos que foram testados e elaborados pelos acadêmicos durante estudos realizados no laboratório de Técnica Dietética. A exposição será na área de convivência da Estácio, a partir das 18h30. Para analisar os alimentos desenvolvidos pelos alunos, haverá degustação por uma banca técnica para avaliar sabor, textura, aroma e aparência geral dos produtos.

“O objetivo principal da mostra é divulgar para a população as diversas formas de consumo dos alimentos regionais e despertar nos alunos a possibilidade de empreender nas suas áreas de atuação profissional”, observa a coordenadora do curso, professora Flávia Amaro, lembrando que na mostra terá produtos com açaí, camu-camu, maracujá, caju, manga dentre outros.

Ela explicou ainda que os acadêmicos foram divididos em grupos que, além do produto alimentício, tiveram que elaborar o logotipo e a embalagem para cada alimento, “tendo assim a oportunidade de praticar os conhecimentos teóricos e desenvolver habilidades e competências para uma formação profissional de excelência”.

Ainda sobre a atividade, a professora explica que faz parte da disciplina que estuda a tecnologia dos alimentos. “O estudo trata-se de um conjunto de técnicas aplicadas na produção, com a finalidade de eliminar micro-organismos, inativar enzimas e, como consequência, aumentar a vida útil dos produtos alimentícios. O avanço da tecnologia se dá pela maior preocupação das pessoas com a saúde, que buscam produtos práticos, de qualidade e ricos em nutrientes benéficos”, completou.

A Estácio está seguindo todas as normas de segurança sanitárias vigentes durante os trabalhos no laboratório, com grupo reduzido e a exposição será realizada na área externa por ser um local aberto e garantir o distanciamento necessário. Durante a mostra, o uso da máscara é obrigatório.