Shirley.comtudo
Open Panel
Shirley

Boa Vista terá semana de conscientização sobre Pandemia da Covid-19

Projeto de lei de autoria do vereador Manoel Neves instituiu uma campanha de conscientização sobre os cuidados com o coronavírus e alerta sobre o crescimento de casos e internação

Apesar das ações de vacinação estarem avançando, o número de casos de Covid-19 continua alto e ainda causando a morte de algumas pessoas. Com a abertura do comércio e de alguns serviços, uma parcela da população reduziu também a atenção quanto aos cuidados e quase todo final de semana são registrados flagrantes de aglomerações pela Guarda Municipal de Boa Vista. Foi pensando nesse contexto que a Câmara Municipal de Boa Vista aprovou um projeto de lei, instituindo uma semana de conscientização e enfrentamento ao novo coronavírus na Capital.

Para o autor do projeto de lei, vereador Manoel Neves (Republicanos), “ainda não é hora de relaxar” e é necessário manter todos os cuidados para prevenir essa doença que já matou quase 3 milhões de pessoas no mundo todo. “Muitas pessoas não estão tendo o cuidado necessário para se prevenir e, por isso, tem aumentado muito o número de pessoas internadas, inclusive, jovens, pessoas com 20 e poucos anos, crianças dando entrada nas unidades de saúde com coronavírus”, alertou.

Segundo ele, o objetivo da lei é instituir uma semana de alerta para a sociedade através de palestras e do perigo que essas pessoas estão correndo, pelas ruas, pelos bairros, sem usar a máscara, e sem o cuidado de sempre lavar as mãos com água e sabão, usar álcool gel, bem como manter o distanciamento seguro entre as pessoas. “A gente tem acompanhado o sofrimento das pessoas que precisam de atenção médica, a dor é muito grande para as famílias. Precisamos estar sempre conscientizando as pessoas, e cabe a nós, legisladores, apresentar projetos para que as pessoas venham se conscientizar”, completou.

A lei aprovada na Câmara criou a Semana municipal de combate e enfrentamento ao novo coronavírus, na última semana de março. A campanha foi incluída no calendário oficial do município de Boa Vista. A medida visa criar atividades que reforcem os cuidados com a higiene pessoal e a saúde de todos, evidenciando ações de prevenção, enfrentamento às causas e consequências do novo coronavírus.

Apesar do parecer da OMS [Organização Mundial da Saúde] de que apenas 20% dos casos de covid-19 podem precisar de atendimento hospitalar, a doença já matou milhões de pessoas em 14 meses. Por se tratar de uma doença que pode levar à morte, precisamos intensificar a discussão e a conscientização dos riscos da Covid-19, além de apontar as ações de prevenção”, conclui Neves.