iGuyana
Open Panel
Shirley

DIWALI

Diwali ou Deepavali é um festival Hindu sem distinção de raça ou classe econômica, cheio de muitas luzes que celebra o significado da luz em nossas vidas. É celebrado na noite mais escura (Amawasya)  do mês Hindu of the Hindu Ashwin (Outubro-Novembro), e tem como mensagem erradicar a escuridão do mundo preenchendo cada ser-humano com luz própria.

Na Guyana, o festival é celebrado no mesmo dia estipulado pelo canlendário Hindu no ano em todos os países onde as comunidades Hindus celebram. As casas são iluminadas com Dyias (pratinhos de barro feito à mão) onde óleo e lã são colocados dentro, como se fosse uma vela, decirando toda a frente das casas e quintal. Fogos de artifício e carros alegóricos com muita luz e pessoas vestidas de deuses Hindus são aguardados com ansiedade pela população que acampa no Seawall pra ver o show de luzes. 

Mais tarde todos os carros se encontram no campo de celebrações de La Bonne Intention, onde é votado o melhor carro e comidas e bebidas típicas são vendidas. Todos se vestem com roupas indianas, sendo assim um dos maiores eventos culturais e religiosos do país. Esse ano, Diwali foi celebrado Quinta-feira dia 23 de Outubro e como sempre, não deixou nada a desejar.